terça-feira, 1 de junho de 2010

projeto expressões populares

PROJETO: EXPRESSÕES CULTURAIS





BERÇARIO I E II




JUSTIFICATIVA


O cotidiano da criança é permeado de situações e fenômenos naturais e sociais que se caracterizam por determinados significados, próprios da cultura na qual estão inseridas. Desde, muito pequenas, as crianças são expostas a propostas de manifestações populares, porque é assim que se desenvolvem e acabam conhecendo e reconhecendo o mundo que a cerca. Conhecer e explorar essas diferentes manifestações culturais é uma das maneiras pela qual acabamos fortalecendo a identidade da criança, proporcionando a sua autonomia e principalmente garantindo a continuidade dos costumes como forma de desenvolvimento pessoal e histórico. É, portanto, um momento rico de aprendizagem, pois ao conhecer as diferenças e principalmente entendo porque hoje as comemorações acontecem de determinadas formas. Neste enfoque, trabalhar a festa junina em meio a pluralidade cultural existente, é, portanto levar a criança a relação entre tradição e diversão, natureza e sociedade, desenvolvimento e significações.


OBJETIVO GERAL


Explorar o ambiente, manifestando o interesse e curiosidade pelo mundo social, natural e cultural, oportunizando atividades que facilitem a compreensão das crianças a respeito dos hábitos alimentares, vestimentas, brincadeiras, canções e fala bem como resgatando valores.


OBJETIVOS ESPECIFICOS

• Desenvolver a socialização entre as crianças;
• Desenvolver a imaginação, a expressão oral e corporal,a coordenação motora ampla e a percepção auditiva, visual bem como olfativa e tátil;
• Trabalhar a partir de literaturas infantis e os personagens relacionados ao tema;
• Trabalhar com jogos e brincadeiras;
• Conhecer usos e costumes das festas juninas;
• Estimular o gosto pela música e diferentes ritmos;
• Propiciar a socialização de comidas e danças típicas entre as crianças;
• Incentivar a criatividade e a iniciativa;
• Desenvolver atividades de resolução de problemas;
• Reaproveitar materiais para desenvolver atitudes de conscientização para a preservação do meio ambiente;
• Incentivar a criatividade e a iniciativa;
• Conhecer brinquedos e brincadeiras típicas;
• Criar espaço de interação entre a criança e a comunidade, cotando histórias das festas juninas;
• Propiciar espaço de interação entre família e escola.


PROCEDIMENTOS

• Confeccionar mural de fotos das apresentações internas de todas as turmas usando o espaço do hall de entrada;
• Confeccionar móbile com motivos referente ao tema;
• Trabalhar com alguns instrumentos musicais como: violão, gaita;
• Exploração de materiais sonoros, usando material de sucata (latas, potes, madeira,,,);
Confeccionar um instrumento musical, o chocalho com material de sucata;
• Realizar atividades envolvendo amendoim, pipoca, pinhão...
• Dramatização de músicas referentes ao tema;
• Realizar dia de comidas típicas: bolo de fubá, pipoca, bolo brigadeiro, cachorro-quente, creme de milho, arroz doce;
• Enviar para casa receita de alguma comida típica;
• Confecção de peixes em EVA, para a pescaria (usando bacia com água);
• Confecção de mascaras dos personagens pela professora;
• Realizar jogo de dados com gravuras sobre o tema;
• Confeccionar um quebra cabeça de tamanho grande, com figura de menino e menina caipira;
• Confecção de fantoches de palito e dedoches dos personagens caipiras;
• Contar várias histórias utilizando de recursos diversos como:fantoches, retroprojetor, fantasias, biombo, visuais, adereços);
• Apresentações internas, relacionadas ao tema;
• Confecção de figura do menino e menina caipiras, para o mural da sala, usando de diferentes texturas e materiais;
• Confeccionar brinquedos com material de sucata (bola de meia, carrinho, peteca);
• Trabalhar no espelho a maquiagem de caipira;
• Usar de jogos e brincadeiras diversos, usando diferentes recursos e materiais;
• Apresentação externa com a escola Moro Sobrinho.



LITERATURAS


• Na roça
• Chapéu de palha
• Patota de pipoca
• Fogo no céu a bota do bode
• O bolo
• Panela de arroz




BRINCADEIRAS

• Ovo choco;
• Cantigas de roda
• Morto vivo;
• Estatua;
• Peteca;
• Cavalo de pau;
• Passa anel;
• Dança das almofadas;
• Derruba lata;
• Jogo das argolas;
• Jogo de boliche/ dados com figuras/ memória/ dominó;



MÚSICAS

• Uso do Cd Cantigas de Festa Junina;
• Uso do CD Arraial da Xuxa;
• Cai cai balão;
• Capelinha de melão;
• São João;
• Meu balão e outras...




AVALIAÇÃO


A avaliação será realizada através da observação direta, sendo, que serão observados os aspectos sócio-afetivos, físicos e cognitivos, respeitando a faixa etária atendida.




CRONOGRAMA


Do dia 10 de junho ao dia 11 de julho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário